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Vai se aposentar? O primeiro passo é contratar um advogado especializado e vou te mostrar por quê!

Sabia que mais de 80% dos requerimentos de Aposentadorias são negados pelo INSS? Para que você não tenha esse desagradável resultado, o primeiro passo será buscar o auxílio de um advogado especializado em direito previdenciário.

O advogado vai analisar todo o seu histórico previdenciário e trabalhista, verificar se há alguma contribuição pendente, comprovar alguma atividade especial e o momento exato para entrar com o pedido de aposentadoria.

E não para por aí. Vou te dar mais 2 motivos de que o especialista será o seu maior aliado no momento mais esperado após anos de trabalho:

1: Auxiliar na busca das melhores soluções para o seu caso;

2: Adiantar em mais de 10 meses o seu processo no INSS.

Independente da sua situação, neste artigo vou explicar por que é importante contratar um advogado especialista.

Veja o que você vai encontrar:

  1. Por que contratar um advogado?
  2. Análise de documentos: Junte todos os documentos que você possui!
  3. Como será a consulta previdenciária com o seu advogado
  4. Quanto o advogado pode cobrar pra dar entrada no processo de aposentadoria?

1. Por que contratar um advogado especializado

É natural surgirem muitas dúvidas no momento em que se aproxima a aposentadoria. A melhor opção é contar com o auxílio de um advogado especialista em previdência para realizar o requerimento quando chegar a hora.

É o profissional capacitado para analisar todos os seus documentos, verificar qual o melhor benefício conforme o seu perfil e o mais importante: conferir se os cálculos feitos pela Previdência estão certos.

Vou mostrar algumas situações que podem ocorrer no dia do seu agendamento se você não estiver acompanhado por um advogado:

Perícias mal-realizadas: em alguns casos, o médico perito não tem a especialização para avaliação específica do seu caso, o que pode ocasionar a negativa de um benefício que você possua direito por lei.  O advogado possui a expertise de como agir nessas situações e quais documentos poderá usar como prova da incapacidade para o trabalho.

Existência de mais de um emprego em algum momento na vida do trabalhador: Nessa hipótese, o INSS não considera as duas remunerações no cálculo do benefício do segurado. Somente o advogado poderá analisar com exatidão o seu caso e fazer o cálculo assertivo de seu auxílio.

Existência de tempo rural: para comprovar a atividade rural exercida, é necessária a documentação específica, além de provas testemunhais. A falta de conhecimento técnico, poderá afetar o seu tempo de contribuição na hora do cálculo do benefício.

Exercício em atividade especial ou nociva: trabalhadores em condições insalubres ou periculosas possuem vantagens no tempo de contribuição e valor e no cálculo do benefício. 

Análise das Contribuições Previdenciárias: Vai verificar se há guias pendentes de pagamento ou pagas em duplicidade, se realizou o pagamento acima ou abaixo do teto mínimo.

Você não quer fazer parte dessa estatística, não é mesmo?

Para que você possa curtir o melhor momento da vida, a aposentadoria, o advogado vai estudar todas as suas contribuições previdenciárias, entender quais eram as condições de trabalho, e te ajudar com toda a documentação.

Ele está acostumado a lidar com todos os tipos de situações no INSS, além de estar atento e atualizado a todas as mudanças trazidas pela Reforma da Previdência na hora da solicitação da sua aposentadoria.

Quer saber como ele vai fazer a organização de toda essa documentação? Continue lendo!

2. Análise de documentos: Junte todos os documentos trabalhistas que você possui!

Esta é a fase mais importante: a organização dos documentos. E o melhor é ser precavido. Depois que você ler esse artigo, comece a organizar os seus papéis. nNão deixe nada para depois ou para a última hora!

É comum, nesse momento, encontrar algum documento rasurado ou preenchido errado, seja pela empresa empregadora ou até mesmo pelo próprio empregado. Por isso que essa é a fase crucial: hora de corrigir os erros e correr atrás de algum documento ou informação pendente.

Anota aí o que você vai precisar entregar ao advogado previdenciário:

  • Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  • CNIS;
  • PPP – se trabalhou ou trabalha em condições especiais e nocivas à saúde.

Agora, vou te explicar a importância de cada um desses 4 documentos:

CTPS

É o documento mais importante da vida do trabalhador. Por meio da CTPS, você vai poder comprovar as suas contribuições previdenciárias, as informações dos empregadores, dentre outras.

Preste bastante atenção a esses detalhes. A Carteira de Trabalho deve conter todas as assinaturas, sem rasuras e sem rasgos.

E se você não tiver a carteira de trabalho? Não é motivo para pânico. O seu advogado buscará alternativas para comprovar os vínculos de trabalho e contribuições, como comprovante de FGTS e holerites.

CNIS

O CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais – é como se fosse o seu cartão de memória de trabalho!

É o documento que registra todos os todos os vínculos de trabalho e atividade exercida pelo trabalhador.

Caso você não o tenha, trate de providenciar. Você poderá solicitar diretamente ao INSS, por meio do site, ou então, comparecer presencialmente a um dos postos de atendimento da Previdência.

PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário

Se em algum momento da vida você trabalhou em condições nocivas à saúde ou que pudessem comprometer a sua integridade física, vai precisar desse documento.

O PPP é um documento emitido pelo empregador, mas que será preenchido pelo INSS.

No entanto, antes de entregá-lo ao INSS o advogado irá conferir as principais informações e, caso esteja incompleto, deverá correr para providenciar a regularização.

Veja as informações essenciais que devem estar no seu PPP:

  • Atividade Exercida;
  • Fator de risco a que o empregado esteja exposto;
  • Tempo de exposição do empregado a agentes nocivos;
  • Condições do ambiente de trabalho;
  • CAT;
  • Exames Médicos ;
  • Existência dos Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva.

Atenção. A falta de uma das informações acima pode acarretar no indeferimento do seu pedido de aposentadoria! Por isso, repito: não deixe para providenciar os documentos no último momento.

Com esses documentos em mãos, o advogado vai começar a fazer o planejamento previdenciário e projetar a sua melhor aposentadoria.

Muitos trabalhadores começam o processo sem a orientação de um especialista e o resultado pode ser um desastre: o benefício negado.

Vou te dar uma dica. Antes de agendar uma consulta com o seu advogado, acompanhe o nosso próximo tópico!

3. Como será a consulta previdenciária com o seu Advogado?

O processo da aposentadoria é muito complexo, e o momento da consulta com seu advogado é a oportunidade para você esclarecer todas as suas dúvidas.

Se você não souber o que perguntar ao seu advogado quando agendar a reunião – e isso serve para o encontro remoto e presencial:

Pergunte se ele entendeu as suas necessidades: se ele tem alguma solução para apresentar, antes mesmo de concluir a análise de todos os documentos;

Pergunte qual o melhor benefício para você: verifique se ele estudou o seu histórico de trabalho a partir dos documentos que você já apresentou;

Pergunte qual será o custo dos honorários: evite sustos depois da contratação. O seu representante não pode cobrar nem a mais e nem a menos do que o estipulado pela Ordem dos Advogados do Brasil. Não tenha vergonha de perguntar o preço de cada tipo de serviço e as formas de pagamento. Peça explicação dos valores e dos serviços que vão ser prestados.

E outra dica importante: antes da reunião com o profissional de sua confiança, pesquise sobre a aposentadoria que você quer pedir ou acredita que tem direito.

E como saber se a consulta foi boa? Anota aí:

  • O seu advogado deu uma solução para o seu caso?
  • Mostrou alternativas caso falte algum documento ou como corrigir alguma informação se necessária?
  • Mostrou que estudou o seu caso e está preocupado em garantir a melhor aposentadoria?

Se a resposta a essas perguntas for “Sim”, o advogado está preparado para assumir o seu caso e montar todo o seu processo de aposentadoria!

Guarde bem essas informações.

Ele vai analisar todos os seus documentos, vai orientar se tem alguma contribuição pendente, algum documento com rasuras ou ilegíveis, vai simular e realizar todos os cálculos que podem ser aplicados a sua situação.

Você viu a importância de uma consulta previdenciária com o seu advogado, e deve saber quanto ele poderá cobrar de honorários.

Acompanhe nosso post que vou falar sobre isso agora.

4. Quanto o advogado pode cobrar para dar entrada no processo de aposentadoria?

A prestação de um serviço de excelência e profissionais altamente qualificados envolve uma série de custos e despesas. E quanto mais qualificado for o profissional, mais valorizado será o seu trabalho.

No entanto, os honorários que os advogados devem praticar são regulados pela OAB – Ordem dos Advogados do Brasil – e podem variar conforme o estado.

Mas fique de olhos bem abertos. O advogado é obrigado a obedecer aos valores impostos pela OAB.

No estado de São Paulo, a OAB determina que a remuneração dos honorários não pode ultrapassar o valor de 30% dos valores atrasados do cliente ou proveito econômico.

Já em outros Estados, a ordem dos advogados estipula um valor fixo para a prestação dos serviços ao invés de porcentagens. Um exemplo? Em Minas Gerais, os honorários para o requerimento da aposentadoria na via administrativa é de 3 parcelas do valor total do benefício pago ao contribuinte.

Então, guarde essa dica que vou te dar. Em regra, os valores praticados são:

Os honorários do seu advogado previdenciário não podem ultrapassar 30% dos atrasados ou de 3 a 5 parcelas do benefício.

Antes de contratar o profissional, é recomendável verificar antes a tabela de honorários advocatícios da OAB de seu estado.

O profissional especialista não poderá receber um valor acima e nem abaixo do teto estabelecido pela Ordem dos Advogados.

Toda a forma de pagamento deverá ser expressa em contrato entre você e o advogado, além de eventuais despesas que poderão ser incluídas, como: diligências, viagens, deslocamentos, entre outros.

Na maioria dos casos, o advogado recebe o pagamento dos honorários apenas no fim do processo de aposentadoria, independente da concessão.

E será que é seguro contratar um advogado de forma remota? Vou te responder logo abaixo!

É seguro contratar um advogado de forma online?

Essa é a dúvida de muitas pessoas, afinal, o profissional terá acesso a documentações, informações pessoais e inclusive procurações.

Mas te adianto que a resposta para essa questão é sim. A contratação do advogado é parte do trâmite burocrático, também poderão ser remotos.

A distância não é um problema para o relacionamento cliente-advogado.

Além de garantir segurança e agilidade ao seu processo, você terá o atendimento online da cidade em que estiver e do conforto de sua casa. 

Será a mesma dinâmica de um atendimento presencial, mas que será efetivado de forma remota, seja por chamada de vídeo, WhatsApp, e-mail, ligações, dentre outros meios de comunicação digital.

Mas, para tanto, você deverá encontrar um escritório que garanta o atendimento 100% online.

E o que você deve fazer antes de contratar um advogado de forma online?

Vem comigo, que vou te contar agora:

Consulte os dados do Advogado

Com a internet ao nosso alcance, essas pesquisas tornaram-se muito mais rápidas.

Pesquise os dados do profissional na plataforma da OAB para verificar se a inscrição junto à Ordem está ativa e regular. Como segurança, faça uma pesquisa também no CNA – Cadastro Nacional de Advogados.

Se aparecer a mensagem “Status Regular”, o seu profissional está habilitado para defender os seus interesses junto ao INSS!

Estando ok, com esses dados obtidos, faça pesquisas nos sites da justiça federal de sua região para verificar os processos em que o profissional atua, se ele costuma ter êxito nas causas que defende. 

Próximo.

Verifique o site do escritório: Hora de entrar no Facebook e verificar o perfil!

Verifique se o profissional tem um site para oferecer os serviços prestados, as áreas de atuação, se constam informações cruciais como: número da inscrição da OAB, telefone para contato, e-mail.

Além do site, outra ótima fonte de pesquisa de referência é a rede social. Navegue mesmo nas páginas do Facebook, Instagram, veja os comentários dos clientes, se há depoimentos e avaliações positivas.

Quanto mais precavido você for, maiores serão as chances de êxito no seu processo.

Falta pouco. Último passo.

Verifique os conteúdos publicados pelo advogado, os blogs, para saber se ele realmente entende das áreas em que ele atua. 

Após todo esse “check-list”, você se certificou de que realmente é muito seguro contratar um advogado de forma remota.

Conclusão

Pronto. Agora você já sabe da importância e o porquê contratar um advogado especializado em previdência na hora de dar entrada no seu processo de aposentadoria.

Ele é o profissional capacitado para todos os tipos de situações no INSS, além de estar antenado a todas as mudanças na legislação previdenciária, que por sinal não são poucas.

Você viu também que antes de contratar o profissional que vai te defender, o ideal é agendar uma consulta previdenciária, seja presencial ou remota.

Faça as perguntas, esclareça todas as suas dúvidas, afinal, o advogado será o seu maior aliado no processo!

Com todo o conhecimento que eu te apresentei, o próximo passo é buscar a ajuda de um excelente profissional para te orientar de forma correta.

Espero que esse conteúdo tenha ajudado.

Se depois desse artigo você ainda ficou com alguma dúvida, não tem problema! Basta deixar um comentário que esclarecemos para você.

Até a próxima!

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