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Quais os documentos exigidos para a Aposentadoria da Pessoa com Deficiência?

Já imaginou a dor de cabeça que é chegar no dia do agendamento no INSS para dar entrada na aposentadoria e não ter todos os documentos exigidos?

Por isso preparei este conteúdo para que você organize toda documentação de maneira correta.

Dá uma olhada no que você vai encontrar aqui:

  • 1. Qual a importância dos documentos na hora de dar entrada na Aposentadoria da Pessoa com Deficiência?
  • 2. Por onde começar a organizar os documentos necessários para a Aposentadoria da Pessoa com Deficiência?
  • 3. Quais são os documentos específicos para a aposentadoria da pessoa com deficiência?
  • 4. Como uma advogada especialista em previdência pode me ajudar?

Eu garanto que após esse conteúdo, vai ficar muito mais fácil reunir todos os documentos necessários na hora de dar entrada na aposentadoria da pessoa com deficiência.

Vamos começar? Tenha uma ótima leitura.

 

1. Qual a importância dos documentos na hora de dar entrada na Aposentadoria da Pessoa com Deficiência?

Não é segredo que as pessoas portadoras de algum tipo de deficiência encontram maiores dificuldades de inclusão no mercado de trabalho.

Por isso, a legislação criou algumas regras de aposentadoria para aumentar as condições de igualdade.

O benefício para pessoas com deficiência possui regras específicas e pode ser de duas modalidades, que são:

  • Aposentadoria por tempo de contribuição sem idade mínima
  • Aposentadoria por idade

Já o grau de deficiência será definido através de perícia médica realizada pelo próprio INSS e de uma perícia social para avaliar as condições sociais da pessoa.

Mas, não adianta saber que você tem direito à aposentadoria se você não comprovar que é um PCD.

E como comprovar a deficiência? Por meio de documentos.

E acredite, levar a documentação incompleta no dia do agendamento pode colocar tudo a perder. 

Veja, o seu pedido pode ser indeferido de imediato ou atrasar a concessão da sua aposentadoria em até oito meses.

Já imaginou a dor de cabeça não é mesmo?

Veja que a documentação é a carta na manga para conquistar a aposentadoria da pessoa com deficiência.

Então, vem comigo para saber por onde começar a organizar os documentos.

 

2. Por onde começar a organizar os documentos necessários para a Aposentadoria da Pessoa com Deficiência?

Confira agora a documentação básica de todos os processos de aposentadoria, independente da modalidade.

Documentos básicos

  •  RG
  • CPF
  • Procuração ou termo de responsabilidade legal e identificação do procurador
    • Apenas nos casos em que a pessoa com deficiência tenha um representante legal
  • Comprovante de residência

Documentos Previdenciários

  • CTPS
    • Se você tiver mais de uma carteira de trabalho, no dia do agendamento deve levar todas, tá bom?
  • Número de inscrição no PIS, PASEP ou NIT
  •  Extrato de CNIS
  •  Extratos do FGTS
  • Contra-cheques
  • Carnês de contribuição
  • CTC -Certidão de Tempo de Contribuição

Ainda assim, o INSS pode solicitar novos documentos adicionais para comprovar o tempo de contribuição, ou também outras informações.

Por isso, quanto mais documentos você conseguir reunir, maior será a sua chance na hora da análise do benefício.

Ou seja,não podem faltar os documentos que vão comprovar ao INSS a sua deficiência.

Confira no próximo tópico.

 

3. Quais são os documentos específicos para a aposentadoria da pessoa com deficiência?

Agora você vai saber quais os documentos indispensáveis antes de dar entrada na aposentadoria da pessoa com deficiência.

O ideal é organizar a documentação com antecedência para evitar dor de cabeça no dia do agendamento no INSS.

Veja o que você vai precisar:

  • Atestados e laudos médicos
  • Exames
  • Laudo PCD
  • Exames admissionais e demissionais
  • Toda a documentação que contenha as informações sobre o tipo de deficiência, quando ela iniciou, o grau da limitação, dentre outras informações

Viu que é muita coisa né?

Mas não se preocupe, preparei uma tabela e garanto que vai te ajudar, olha só que incrível:

Eu sei que essa parte de organizar a documentação não é uma tarefa nada fácil, por isso, o ideal é buscar o auxílio de uma advogada especialista em previdência para te orientar da maneira correta.

E por falar nisso…

 

4. Como uma advogada especialista em previdência pode me ajudar?

Na hora de dar entrada na aposentadoria da pessoa com deficiência é muito comum surgir a dúvida se você deve ou não contratar uma advogada para te auxiliar, não é mesmo?

Mas, quando se trata de direito, contratar um especialista em INSS é uma garantia de amparo jurídico, coisa que sozinho, você não teria.

Vou dar apenas dois motivos em que uma advogada pode ser a sua maior aliada na hora de dar entrada no requerimento da aposentadoria da pessoa com deficiência:

  • 01.  A advogada não precisa aguardar o agendamento do INSS para dar entrada no pedido de aposentadoria
  • 02.  A advogada vai organizar toda a documentação indispensável para que o seu benefício seja concedido

 

Sem contar que a área administrativa do INSS é cheia de burocracias, por isso, a importância de uma especialista em todo processo que envolve a Previdência Social!

Muitos requerimentos são indeferidos por falta de conhecimento no momento do preenchimento dos formulários ou na apresentação dos documentos.

Apesar da contratação não ser obrigatória, a advogada pode esclarecer todas as suas dúvidas e até mesmo conseguir um valor maior de benefício.

Veja como advogada vai te ajudar:

  •  Vai analisar todo o seu histórico previdenciário e trabalhista
  •  Verificar se existe alguma contribuição pendente
  • Comprovar a deficiência e o momento exato para entrar com o pedido de aposentadoria

 

Por falta de documentação, o INSS pode deixar de reconhecer algum período de contribuição, e isso pode influenciar até mesmo no valor final de seu benefício.

Por isso, não deixe de buscar o auxílio de uma advogada especialista.

Essa expertise faz toda a diferença para garantir que todos os seus direitos sejam atendidos, tá bom?

 

Conclusão

Agora que você já está por dentro, já pode começar a organizar a sua documentação para dar entrada no seu pedido da aposentadoria da pessoa com deficiência.

Com essas informações, agora você já sabe:

  •  A importância dos documentos na hora de dar entrada na Aposentadoria da Pessoa com Deficiência
  • Por onde começar a organizar os documentos necessários para a Aposentadoria da Pessoa com Deficiência
  •  Quais são os documentos específicos para a aposentadoria da pessoa com deficiência
  • Como uma advogada especialista em previdência pode te ajudar

 

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 Continue nos acompanhando e até a próxima!

Leia também: BPC: Saiba como funciona o benefício destinado a pessoas com deficiência e idosos.

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